Laços de família
- stella.yano & flavbancher
- 15 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Em meio à nossa vida agitada do cotidiano é preciso cuidar das relações familiares, compreendendo sua dinâmica e fortalecendo os vínculos.

Todos nós temos uma família e ela tem um papel muito significativo em nossas vidas, uma vez que nos afeta em diferentes áreas. É neste ambiente que experenciamos os primeiros vínculos afetivos, ensaiamos nossos primeiros passos, as primeiras palavras, nossas ideias, que compartilhamos conquistas ou dificuldades e onde, normalmente, recebemos apoio e proteção.
“A terapia familiar possui evidências de pesquisa e da prática clínica que apontam resultados promissores, como alívio emocional, compreensão do ambiente familiar, desenvolvimento de habilidades de comunicação, resolução de conflitos e fortalecimento dos vínculos.”
Porém, a vida nos coloca em contato com situações complexas. Imagine que um membro da família esteja com algum problema. Isso, além de gerar sofrimento a ele, pode também afetar a família. Há também situações em que esse problema pode ser o produto das relações estabelecidas nessa família. Por que isso acontece? Uma resposta seria que cada membro da família interage e se comporta no sistema familiar ao longo do tempo, mantendo-o. Quando parte desse sistema é afetado, o todo também será. Por esse motivo, compreender e resolver problemas de um membro desse sistema é fundamental.
A psicoterapia familiar pode ser uma boa opção nestes casos. Este tipo de psicoterapia pode ajudar a família a resolver conflitos e a melhorar, por exemplo, a comunicação entre os seus membros, sendo esse um dos pontos centrais. Assim, fazer um trabalho coletivo – família e psicoterapeutas clínicos e especializados – num ambiente seguro e com suporte, pode trazer grandes benefícios.
No entanto, para que essa modalidade de tratamento funcione, todos devem estar dispostos a contribuir, já que se trata de um trabalho em equipe. Cada um colabora manifestando os seus pontos de vista, seus sentimentos, suas frustrações e expectativas. Entender como cada um pensa, sente e age pode favorecer a compreensão do problema ou aquilo que não está funcionando bem, gerando prejuízos.
Este trabalho não parece fácil, mas há muitas evidências de pesquisa e de atendimento que apontam resultados bem promissores, como alívio emocional, compreensão do ambiente familiar, desenvolvimento de habilidades para uma boa comunicação, resolução de conflitos e fortalecimento dos vínculos, enfim, fatores que favorecerão toda a família.
Fica a dica para quem se interessar e lembrem-se: uma boa relação familiar pode favorecer muito a saúde mental e, consequentemente o bem-estar das pessoas e a qualidade de vida.
Comments