Habilidades Sociais para conviver em harmonia
- stella.yano & flavbancher
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Sabe quando você se sente ouvido, compreendido e respeitado por alguém? É muito provável que esse alguém tenha boa competência social, ou seja, comportamentos bem-sucedidos nas interações sociais em diversos ambientes.

Uma pessoa socialmente competente apresenta várias habilidades sociais bem desenvolvidas, que vão sendo adquiridas ao longo da vida, na convivência com a família, na escola, no trabalho, com amigos e em outros contextos socioculturais.
Quando uma pessoa é hábil socialmente, ela consegue com mais facilidade atingir seus objetivos na interação social, mantém ou melhora a qualidade da relação que estabelece, promove respeito e autoestima dos envolvidos na relação. Na Psicologia, as habilidades sociais costumam ser divididas em classes de comportamentos como, por exemplo, as habilidades de comunicação, civilidade, assertividade, empatia, entre outras.
“Uma pessoa socialmente hábil consegue com mais facilidade atingir seus objetivos na interação social, mantém ou melhora a qualidade da relação que estabelece, promove respeito e autoestima dos envolvidos na relação.”
Muitas vezes, porém, as pessoas são mais hábeis em um contexto do que em outro, ou com uma categoria de comportamentos, mas não com outra. E em decorrência disso, podem surgir dificuldades afetando as relações interpessoais, seja no trabalho ou na vida pessoal ou no trabalho. Essas dificuldades interpessoais podem se dar por déficits nas habilidades sociais como, por exemplo, a falta de repertório de resolução de conflitos, de dar e receber feedback, dificuldade para utilizar ou compreender a comunicação não verbal (como a expressão facial, os gestos), não saber lidar com suas expectativas em relação ao outro ou suas emoções no contato social.
"No grupo terapêutico, são desenvolvidas habilidades sociais em um ambiente protegido, no qual os participantes podem se expor e treinar situações, recebendo feedback de suas interações, desenvolvendo habilidades sociais que contribuem com uma melhor qualidade de vida.”
Com o grupo terapêutico você pode desenvolver tais habilidades sociais. Trata-se de um ambiente muito favorável, por ser protegido, acolhedor, no qual os participantes podem se expor e treinar situações com as quais têm dificuldade nas suas vidas. Os integrantes do grupo recebem feedback de suas interações, aprendem como responder de modo a ajudarem uns aos outros, o que leva naturalmente a experimentarem e expressarem empatia. As habilidades desenvolvidas no grupo, por meio de inúmeras técnicas, ajudam cada um nas suas interações sociais cotidianas, contribuindo com uma melhor qualidade de vida.
Leituras sugeridas
Del Prette, A.; Del Prette, Z. A. P. (Orgs.). Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
Yalom, I.D. Psicoterapia de grupo: teoria e práitica. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Comments